segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Receitas para Samhain

Hoje é Samhain, um dia especial para quem está sintonizado com os ciclos da natureza, mágicos em essência. Considerado um dos maiores e mais importantes sabás, o Samhain pode ser celebrado de formas simples e mais elaboradas! No www.alcateia.com tem um ritual completo, mas lembre-se de que sua intuição é sua maior aliada na hora de fazer um ritual. Siga-a.

E hoje também estarei encantando algumas varinhas, caixas, espelhos e taças que estarão voando para o Sul amanhã! Estarei em Porto Alegre do dia 2 ao dia 15 de novembro com uma série de eventos! Para saber a programação completa., é só clicar AQUI! E você pode confirmar sua presença no Facebook!

NESSA QUARTA-FEIRA:
Dia 2, às 15:30, estarei na sessão de autógrafos na Feira do Livro! Você encontra meus livros no estande da Katy Distribuidora! Tem brinde para os primeiros que comprarem A Vassoura Atrás da Porta, Lua das Fadas e Dragões de Titânia!!! Sim, você poderá comprar seu Dragões de Titânia e ainda levar um autógrafo da bela Carolina Mylius, que também ilustrou os outros! Aproveite!


Agora vamos às receitinhas, lembrando que os portais ficam abertos sete dias antes e sete dias depois do ápice (na verdade, ficam abertos mais tempo que isso, mas nesse período é mais fácil trabalhar a energia)!




Ratatouille

Indicado para servir no Samhaim, este prato pode levar carne se você preferir.

Ingredientes:
2 berinjelas grandes
sal
pimenta-do-reino moída na hora
6 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas grandes em rodelas
2 pimentões vermelhos, sem pele nem sementes, picados
1 pimentão verde, médio, sem pele nem sementes, picado
3 abobrinhas fatiadas ou em cubos
2 dentes de alho amassados
200g de tomate maduro e picado
2 colheres (sopa) de manjericão e salsinha picados

Modo de fazer:
Corte as berinjelas em fatias grossas e salgue. Deixe escorrer enquanto prepara os outros legumes. Esquente o azeite em uma panela rasa. Adicione a cebola, os pimentões, as abobrinhas, o alho e misture bem. Enxágüe a berinjela em água fria corrente, seque e leve ao fogo, juntamente com os demais ingredientes. Tampe a panela e cozinhe em fogo brando por uma hora, até que os legumes fiquem macios, mas não deixe que se desmanchem. Acrescente os tomates 15min antes do término da cocção. Tempere bem e junte as ervas. Sirva quente.
Dica: A Ratatouille Tradicional também pode ser servida fria, como uma entrada diferente.



Tarte aux Pommes(Torta de maçã)

Tortas são sempre bem-vindas na Noite dos Antepassados (Samhain). Esta pode ser servida também no Lughnasadh e no Meio do Verão.

Ingredientes:
900g de maçãs médias para cozinhar, descascadas, sem caroços e cortadas em quatro
1 colher (sopa) de suco de limão
4 colheres (sopa) de açúcar refinado
1/3 de xícara de manteiga
350g de massa de torta amanteigada doce
creme fraîche ou creme de leite fresco para servir

Modo de fazer:
Corte cada quarto de maçã no sentido vertical em duas ou três fatias. Salpique suco de limão e açúcar e mexa para misturar. Derreta a manteiga em uma frigideira grande em fogo médio e acrescente as maçãs. Cozinhe mexendo constantemente por cerca de 12 minutos até dourar as maçãs. Retire a frigideira do fogo e reserve. Preaqueça o forno a 190ºC. Enrole a massa em uma superfície polvilhada com farinha fazendo um círculo de 30cm e apare as bordas se estiverem desiguais. Passe com cuidado a massa redonda para uma assadeira. Coloque as fatias de maçãs na massa redonda, empilhando-as, deixando uma borda de 5cm ao redor da borda da massa. Vire a borda da massa e acrescente as maçãs para envolvê-las. Asse a torta por 35-40 minutos até a massa ficar crocante e tostada. Sirva quente, com creme fraîche ou creme chantilly.
Rendimento: 6 porções.

Dica: para fazer uma torta de pêra condimentada, troque as maçãs pelas pêras, cozinhando-as por cerca de 10 minutos até dourar. Polvilhe com ½ colher (chá) de canela e uma pitada de cravo moído e mexa para misturar antes de arranjar sobre a massa.



Nenhum comentário: