sábado, 10 de abril de 2010

Aprendendo a sonhar



Recebo um monte de e-mails que começam do mesmo jeito: "Essa noite eu tive um sonho..." A partir daí, vem uma geralmente longa descrição de um sonho que não faz o menor sentido pra mim. O que sempre explico é que a melhor pessoa pra interpretar um sonho é o sonhador ou alguém muito próximo. Eu saberia somente os significados tradicionais, mas sem estar dentro dos sapatos da pessoa, fica difícil uma interpretação mais precisa. Pra ajudar a galera a interpretar os próprios sonhos, segue uma matéria que escrevi a respeito. Hoje é sábado e estou aqui no Faces da Lua, nesse friozinho gostoso de São Paulo, curtindo um dia de aprendizado e muita amizade com a galera! Se você quiser, ainda dá tempo de aparecer! Clica aqui pra ver os detalhes.



Algumas pessoas sentem uma certa dificuldade em interpretar o que seus sonhos lhe dizem, mas algumas regrinhas básicas podem nos ajudar nisso. A primeira delas é ater-se aos detalhes. Procure em seus sonhos objetos, cores, sons, sensações, verifique a distância de tudo, lembre-se de como se sentiu lá. Se você estava apenas observando a cena, o sonho é de ADVERTÊNCIA. Mas se você participava do sonho é porque estará ENVOLVIDO PESSOALMENTE na situação em questão.
Objetos ou condições limpos e brilhantes são bons presságios, mas os sujos e opacos prenunciam dificuldades. O mesmo vale para subir, que simboliza êxito, e descer, que significa reveses.
Se sonhou com pessoas da família, pode significar melhoria nos negócios, a menos que seu relacionamento com essas pessoas seja ruim, o que significará reveses.
A clareza e a vivacidade do sonho estão intimamente ligadas à importância deles. Sonhos que são lembrados de forma vaga e indistinta, mesmo dignos de interpretação, não costumam ter muito valor.
Lembre-se também de que você é a chave da solução para todos os seus problemas. Sendo assim, tudo no sonho pode simbolizar você. Uma casa, uma escola, outras pessoas, um animal. Preste muita atenção a todos os aspectos do que aparece no sonho, pois podem indicar que uma parte de você está sendo negligenciada ou super alimentada.



Vazamento de energia

Fique atento também às partes do corpo em evidência. Pode significar energia retida em canais fechados ou energia demais saindo em canais abertos. Para analisar melhor esse aspecto, você deve ter um conhecimento básico de chakras.
Chakras são pontos energéticos do seu corpo onde a sua Kundalini se manifesta. Kundalini, ou serpente ígnea, ou Espírito Santo, ou como quer que queira chamá-la, é a sua energia vital vinda de Deus. Essa energia fica armazenada na base da coluna, onde você tem um reservatório infinito de força espiritual. Essa energia sobe do chakra raiz, o primeiro chakra, pela coluna, iluminando os outros seis chakras.
O chakra sexual é localizado uns 5 cm abaixo do umbigo e é seu reservatório de energia sexual e criativa. O chakra do plexo solar, localizado entre o cardíaco e o sexual, é onde as pessoas que se preocupam demais com os outros costumam ter problemas, pois esse chakra vive aberto para as energias alheias, negativas ou positivas. O chakra cardíaco é o primeiro dos centros criativos superiores, o centro do espírito de Cristo ou amor incondicional, por si mesmo e pelos outros. Dar amor a quem não o retribui causa problemas nesse centro, assim como não amar ninguém e construir uma muralha em volta dele. O quinto chakra é o chakra da garganta e é muito fácil bloqueá-lo pela tensão, que se manifesta como tensão na nuca, dores nas costas e vista cansada. Pessoas que não conseguem verbalizar suas necessidades têm esse chakra bloqueado. O sexto chakra é o Terceiro Olho, localizado entre os olhos pouco abaixo do meio da testa. É o olho da verdade, onde se concentra o verdadeiro potencial místico e o conhecimento espiritual. Não está associado a doenças. O sétimo chakra é o coronário, fica no alto da cabeça e representa a união com Deus. O anel luminoso visto nas cabeças de santos e anjos por poetas, artistas e clarividentes é a emanação da energia de fusão deste chakra com o da garganta. Ele não está sujeito a bloqueios e a doenças.
Essa é uma visão bem superficial de chakras, só pra você ter uma noção básica. Esse conhecimento é importante porque muitas vezes seus sonhos estão relacionados a um bloqueio de energia que, se não for tratado, não só pode lhe trazer problemas de saúde como vai impedi-lo de crescer. Um exemplo é sonhar que algo, um rato ou um bicho qualquer, está roendo sua garganta ou o sufocando. É um bloqueio no 5º chakra, que possivelmente está acontecendo porque você não está verbalizando suas vontades e necessidades.
Se você não conseguiu entender o significado do sonho, não se preocupe. A mensagem será enviada de novo, várias vezes, de várias maneiras diferentes, até que você entenda.

2 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Já faz tempo que não sonho, me chamam directo para o trabalho, mas algumas pessoas me pedem interpretações dos seus, geralmente conseguem se preparar para aborrecimentos inevitáveis. O problema é quando o sujeito quer ter no sonho a solução definitiva para todos os seus problemas.

O melhor meio de evitar problemas de amor não correspondido, é amar incondicionalmente. Como se ama incondicionalmente? Praticando. Quando menos esperar, já o estará fazendo. Não significa deixar de ter amor próprio, mas não exigir do outro mais do que ele pode oferecer. Se eu consegui, qualquer um consegue.

Kristiano - @Zane_Sano disse...

Esses dias eu sonhei que estava no córrego de um rio e um urso surgiu de baixo d'água. Eu recuava enquanto ele vinha em minha direção, mas da água surgiu o seu filhote, que mordeu meu calcanhar. Eu ainda recuava, entre os dois, filhote atrás, urso na frente. Ninguém fazia nada. Íamos chegar nas cataratas. Quando vi uma serpente na árvore me dei conta de que nada ia adiantar se eu não fizesse nada. Então, irritado com a situação, saquei minha katana e retaliei todos - não lembro se matei.

Eu tenho uma espada nos sonhos quando eu preciso pois também tenho uma espada no meu quarto.

A situação retilínea em que me encontrava, mais a mordida do urso no meu calcanhar, achei um tanto perceptiva. Mas como vc só citou os chakras, o que será que isso quer dizer? Pois não tem chakra nos pés.


Outro sonho com espada era que eu estava em um antiquário. A vendedora disse que tal espada era mística, e quando a desembainhei surgiu uma cobra, homem-cobra, que lutou comigo. No final eu lhe cravei uma lança da boca a cauda e o retalhei com a espada; e por cada pedaço que eu arrancava eu dizia o nome de um pecado capital.